sexta-feira, 6 de maio de 2011

Doença de Chagas



A Equipe da Secretaria de Saúde iniciou uma campanha de coleta e identificação do bicho barbeiro, inseto conhecido como transmissor da doença de Chagas.

Foi realizado capacitação para as Agentes Comunitárias de Saúde que estarão inicialmente passando em cada residência localizada na zona rural e entregando um Kit contendo panfletos com orientações sobre o inseto, como capturá-lo e onde entregá-lo.


Os Postos de Informação de Triatomíneos, mais conhecidos como PIT, estão sendo implantados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e serão os locais onde as pessoas poderão levar os insetos encontrados.



Quem é o bicho barbeiro?

É um inseto que pica as pessoas à noite, quando elas estão dormindo. Se alimentam de sangue tanto de humanos como de animais (cachorros, gatos, porcos, coelhos, etc). Por meio de suas fezes é transmitido a doença de Chagas ou mal de Chagas.

Onde costumam estar?

Podem ser encontrados dentro e fora de casa: nos quartos, salas, detrás dos quadros, espelhos, papéis e entre as roupas penduradas na parede, nas frestas da parede e teto e principalmente na cama.

Se encontrar o que fazer?

NÃO O MATE! Prenda o inseto com cuidado e entregue-o na Unidade Basica de Saúde ou PIT mais próximo. No entanto é preciso ter alguns cuidados principalmente protejer as mão com saco plástico, e colocar o inseto em um saquinho ou potinho.

Como combater o bicho barbeiro?

- Reviste, limpe e reorganize sua casa. Mude de lugar constantemente os móveis, caixas e outros volumes.

- Cubra com massa as paredes e o forro da casa. Não deixe abertos frestas e lugares ocos que encontrar.

- Lembre-se: casa revistada, limpa e organizada não tem barbeiros!



Vigie a sua casa!

Os barbeiros podem voltar.

Abaixo estão as fotografias dos tipos de bicho barbeiros existentes. Qualquer um que for encontrado deve ser levado a um PIT.













Nenhum comentário:

Postar um comentário